Festival Músicas do Mundo




por Clara Silva com Lusa
02.o6.2010

O jamaicano U-Roy
e os malianos Cheick Tidiane Seck
e Tinariwen
são as três novas confirmações do 12.º Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM), que se realiza entre 28 e 31 de Julho, na cidade de Sines.
De acordo com a organização, os Tinariwen vão actuar na sexta-feira, dia 30 de Julho no castelo de Sines, enquanto o teclista, guitarrista e compositor Cheick Tidiane Seck tocará no mesmo palco no dia seguinte.

Neste concerto, é acompanhado pela cantora Mamani Keita, outra das principais figuras actuais da música de raiz mandinga e antiga voz de apoio de Salif Keita.

U-Roy, músico jamaicano de 58 anos, toca também no último dia do festival. Gravou o seu primeiro single, “Earth’s Rightful Ruler”, com Peter Tosh, para o produtor Lee Perry, mas são os seus álbuns do final dos anos 70 (“Dread ina Babylon”, “Rasta Ambassador” e “Jah Son of Africa”) que lhe conferem uma posição destacada na história da música da Jamaica e na génese do movimento hip hop.

Os Tinariwen, que nos últimos anos já vieram a Portugal várias vezes, formaram-se em 1979 com vários tuaregues nómadas que combateram como rebeldes no norte do Mali.

Fora de África, os Tinariwen (nome que significa desertos) só tiveram reconhecimento quase no virar do milénio, e são hoje vistos como uma importante banda blues rock africana. Em 2009, o álbum "Imidiwan" foi premiado pela revista britânica Uncut como o melhor do ano.

No cartaz já estão confirmados nomes como Staff Benda Bilili (Congo), The Mekons (Reino Unido), Lola Montoya (Espanha), Yasmin Levy (Israel), Céu (Brasil), Novalima (Peru), Las Rubias del Norte (EUA), Grupo Fantasma (EUA) e Forro in the Dark (Brasil).

www.ionline.pt