A Caramboleira..

Caramboleira é uma pequena árvore ornamental de flores brancas e purpúreas, usada como decoração de jardins e quintais.

Nativa da Índia, é conhecida na China, veio ao Brasil em 1817. Plantada em quase todo lugar, começa a produzir frutos em torno dos quatro anos. Dá em média duzentos frutos nos seus 57 de vida. A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos.

Tem sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo da maturação, é rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contém vitaminas A, C e do complexo B.

A carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, é estimuladora do apetite.

O suco tira manchas de ferro, de tintas e ainda limpa metais. Sua casca é usada como antidesintérico, pelo alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.

É uma fruta de quintal, seu cultivo não é feito em escala, sendo plantada em sítios, granjas e pomares de fazendas. É muito popular no Nordeste.

Consome-se ao natural ou como geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e no fogo brando com açúcar fica da consistência e sabor do doce de ameixa-preta.

Na Índia e na China come-se como sobremesa - as flores e os frutos verdes também são servidos nas saladas.

Quem tem insuficiência renal não pode comer carambola, pois ela possui uma toxina natural não filtrada pelo rim, fica no organismo e atingindo o cérebro, pode levar até à morte.

Os sintomas de intoxicação são crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. Portadores de diabetes devem consultar o médico antes de comer, pois podem sofrer de insuficiência renal e não saber.

A fitoterapia...


Diz que a carambola doce contém em abundância vitaminas B1, B2, C, ácido oxálico, ácido málico, frutose.
A fruta possui as propriedades de anti­-pirético (baixa a febre) é expectorante, acerta a transpiração e sede excessiva (polidpsia).
Ajuda a tratar rouquidão e dor de garganta.


Também desintoxica, elimina afta e gengivite, combate o escorbuto (carência de vitamina C), o cálculo na bexiga e hemorragia hemorroidal.
A raiz é indicada para artrite, a folha para sarna e reumatismo.
Tem sabor azedo e doce, geralmente se come em fatias ou como suco com pitada de sal.